quinta-feira, 30 de outubro de 2008
sexta-feira, 24 de outubro de 2008
quarta-feira, 22 de outubro de 2008
Parceria resulta em projeto de inclusão digital
Vozes que ecoam resulta de uma parceria entre a Uniso, o projeto Pérola - associação educacional e profissionalizante, a Prefeitura Municipal de Sorocaba e o Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCA), tem o apoio do Uirapuru Superior e o patrocínio do Santander.
Em oficinas de audiovisual, os 370 estudantes participantes, entre 14 e 24 anos, além de 30 professores da rede municipal, utilizam as múltiplas linguagens, como áudio, vídeo, imagem e texto, para a produção de projetos virtuais, privilegiando sua comunidade.
Uma das primeiras ações foi a elaboração de livros virtuais, com entrevistas e fotos sobre a história das comunidades, apontando, ainda, os aspectos positivos e as principais necessidades. Como resultado desse trabalho, alguns grupos incluíram seus bairros, como o Jardim Ipiranga, na enciclopédia Wikipédia (pt.wikipedia.org/wiki/Jardim_ipiranga), que já foram visitados por outras comunidades, inclusive internacionais.
Uma nova proposta é a elaboração de programas educativos em radioweb e vídeodigital, que abordarão cultura, educação, saúde, meio ambiente e violência, nos bairros.
Para a produção dos projetos, a preparação começa nas unidades do Sabe Tudo, com debates, dinâmicas, leitura de jornais e revistas, além de visitas a museus e exposições. A mais recente foi para a Fazenda Ipanema, em Iperó. Em seguida, os participantes percorrem os bairros com filmadora digital, máquina fotográfica e gravadores, colhendo as informações.
Segundo o professor Luiz Fernando Gomes, o objetivo é dar e ampliar a voz social da comunidade. Inclusive, os projetos serão levados à Prefeitura Municipal. "A atividade possibilita ao participante o uso das tecnologias para transformar a comunidade e tornar-se sujeito da sua história, numa integração de bairro, escola e unidade do Sabe Tudo, isso é inclusão", explica.
Equipe - Por trás dessas ações está uma equipe de 45 monitores e dois instrutores pedagógicos, Juliana Braga Dias e João Gabriel Lopes Souza, alunos de Letras/Português, da Uniso, também coordenados pela professora Rosimeire Vizentim. A equipe participa de treinamentos mensais no laboratório de informática da Uniso.
Com a participação no projeto, um dos monitores, Allan Marçal, de Ciência da Computação da Uniso, foi indicado para participar da cobertura das eleições. Confira: www.redebomdia.com.br/especiais/eleicoes2008/index.asp. Para o monitor, é a oportunidade de novos aprendizados, como ministrar aulas e lidar com pessoas, além de colaborar com a comunidade.
Juliana, que percorre semanalmente por cinco núcleos, acabou escolhendo o letramento digital como tema da monografia e área de atuação profissional. "É o aprendizado da teoria e da prática, uma experiência que vai permear toda a minha carreira".
Para quem deseja conhecer o projeto: perolavozesqueecoam.blogspot.com
quinta-feira, 16 de outubro de 2008
Estamos muito felizes com a indicação.
Conheça um pouco sobre esse iniciativa:
O Instituto da Cidadania Brasil e o SEMESP (Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior no Estado de São Paulo) lançam a 2ª edição do "Prêmio Cidadania Sem Fronteiras". A premiação tem como objetivo valorizar a prática social das Instituições de Ensino Superior junto às comunidades, agregando diferencial de qualidade à instituição de ensino e contribuindo para a formação cidadã dos seus alunos.
A premiação tem conseguido dar visibilidade às melhores práticas sociais desenvolvidas pelas Instituições de Ensino Superior (IES) do Estado de São Paulo, estimulando-as ao desenvolvimento de novas tecnologias e metodologias de abordagem, que preenchem as lacunas sociais nas áreas de Direitos Humanos, Justiça, Trabalho, Cultura, Comunicação, Saúde, Tecnologia e Produção e Educação e Meio Ambiente.
"O objetivo do prêmio contempla, também, a sensibilização do estudante de ensino superior para a importância de sua participação nas soluções para a melhoria da qualidade de vida das comunidades brasileiras, como fator determinante para as mudanças necessárias à formação de um país mais igualitário", destaca Paulo Saab, presidente do Instituto da Cidadania Brasil.
Saab observa que será possível mostrar e conhecer quais ações e práticas as Instituições de Ensino Superior estão realizando junto às comunidades. "O Prêmio é um meio de estimular e apresentar o que as instituições estão realizando de bom, e que deve servir de exemplo para a sociedade", afirmou. Cada Instituição de Ensino Superior, regularmente estabelecida no Estado de São Paulo, poderá inscrever apenas uma ação por área de graduação, relacionando todas as suas fases - estudo, concepção, diagnóstico, planos de ação documentados, relatórios, pesquisas e documentação fotográfica, entre outros pontos.
Instituto da Cidadania Brasil - Todos os direitos Reservados ©
http://www.institutocidadania.org.br/HTML/revista.html
segunda-feira, 13 de outubro de 2008
Homenageado do nosso Sabe Tudo Jd. Jatobá
Abel Cardoso Junior – Nascido em Guarantã / SP, aos 28 de dezembro de 1938. Em 1956 formou-se professor primário e concluiu a licenciatura em Pedagogia em 1972.
Aos sete anos de idade passou a residir em Sorocaba, ausentando-se em alguns períodos devido a sua atividade como professor e diretor de escola estadual.
Foi, indiscutivelmente, um dos maiores pesquisadores de Música Popular Brasileira, tendo colaborado em inúmeras obras sobre o assunto, bem como composto a maior parte dos encartes dos CDs da gravadora Revivendo.
Membro da Academia Sorocabana de Letras e do Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico de Sorocaba, Colaborou na publicação das colaborou com diversos órgãos de imprensa como o jornal discografias de Carmen Miranda, Cruzeiro do Sul, Jornal dos Professores e Diário de Sorocaba. Gastão Formenti, Aurora Miranda, Na área de música popular, tem cerca de 200 artigos Orlando Silva e Francisco Alves. Publicados na imprensa sorocabana e mais de 150. Possuía uma coleção ímpar de contracapas e encartes de discos, gravações, especialmente em 78 RPM.
Colaborou ainda na Enciclopédia da Música Popular Brasileira
Foi revisor dos livros: “Sorocaba, três séculos de história”, de Aluísio de Almeida (Ed. Ottoni, 2002), “Conversas ao Pé-do-fogo”, de Cornélio Pires (Ed. Ottoni, 2002), “Folclore em Sorocaba”, de Carlos Carvalho Cavalheiro (PMS, 1999) e “Descobrindo o Folclore”, de Carlos Carvalho Cavalheiro (LINC, 2002).
Publicou os livros: Carmem Miranda, a cantora do Brasil (1978), Cornélio Pires, o primeiro produtor independente de discos do Brasil (1986), Francisco Alves, as mil canções do Rei da Voz (1998) e a parte de pesquisa do catálogo do espetáculo Raros e Inéditos (SESC Pompéia, 1995).
Faleceu em 16 de novembro de 2003.
quarta-feira, 13 de agosto de 2008
Bem-Vindo!
Inaugurado no dia 5 de Março de 2008, o Sabe Tudo Jatobá no bairro do Éden em Sorocaba, traz a comunidade uma opção de entretenimento com informação digital, trazendo também cursos de informática para crianças, jovens e adultos.
Localizado na escola “E.E. Oswaldo de Oliveira” na Rua Flor de Carvalho nº. 800 no sub-bairro Jd. Jatobá, atende os sub-bairros: Alegria, Harmonia, Portal do Éden, Boa Esperança, Primavera, Copaíba, Tumalina, Jd. Carolina, entre outros.