quarta-feira, 22 de outubro de 2008

Parceria resulta em projeto de inclusão digital

Com o objetivo de promover o letramento e inclusão digitais nas comunidades carentes, o projeto Vozes que Ecoam foi implantado em centros de informática - Sabe Tudo móvel, da Prefeitura de Sorocaba, que funcionam em dez regiões da cidade. Criado há menos de um ano, o projeto inclusive foi indicado para concorrer à segunda edição do prêmio nacional Cidadania sem Fronteiras 2008.

Vozes que ecoam resulta de uma parceria entre a Uniso, o projeto Pérola - associação educacional e profissionalizante, a Prefeitura Municipal de Sorocaba e o Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCA), tem o apoio do Uirapuru Superior e o patrocínio do Santander.

Em oficinas de audiovisual, os 370 estudantes participantes, entre 14 e 24 anos, além de 30 professores da rede municipal, utilizam as múltiplas linguagens, como áudio, vídeo, imagem e texto, para a produção de projetos virtuais, privilegiando sua comunidade.

Uma das primeiras ações foi a elaboração de livros virtuais, com entrevistas e fotos sobre a história das comunidades, apontando, ainda, os aspectos positivos e as principais necessidades. Como resultado desse trabalho, alguns grupos incluíram seus bairros, como o Jardim Ipiranga, na enciclopédia Wikipédia (pt.wikipedia.org/wiki/Jardim_ipiranga), que já foram visitados por outras comunidades, inclusive internacionais.

Uma nova proposta é a elaboração de programas educativos em radioweb e vídeodigital, que abordarão cultura, educação, saúde, meio ambiente e violência, nos bairros.

Para a produção dos projetos, a preparação começa nas unidades do Sabe Tudo, com debates, dinâmicas, leitura de jornais e revistas, além de visitas a museus e exposições. A mais recente foi para a Fazenda Ipanema, em Iperó. Em seguida, os participantes percorrem os bairros com filmadora digital, máquina fotográfica e gravadores, colhendo as informações.

Segundo o professor Luiz Fernando Gomes, o objetivo é dar e ampliar a voz social da comunidade. Inclusive, os projetos serão levados à Prefeitura Municipal. "A atividade possibilita ao participante o uso das tecnologias para transformar a comunidade e tornar-se sujeito da sua história, numa integração de bairro, escola e unidade do Sabe Tudo, isso é inclusão", explica.
Equipe - Por trás dessas ações está uma equipe de 45 monitores e dois instrutores pedagógicos, Juliana Braga Dias e João Gabriel Lopes Souza, alunos de Letras/Português, da Uniso, também coordenados pela professora Rosimeire Vizentim. A equipe participa de treinamentos mensais no laboratório de informática da Uniso.

Com a participação no projeto, um dos monitores, Allan Marçal, de Ciência da Computação da Uniso, foi indicado para participar da cobertura das eleições. Confira: www.redebomdia.com.br/especiais/eleicoes2008/index.asp. Para o monitor, é a oportunidade de novos aprendizados, como ministrar aulas e lidar com pessoas, além de colaborar com a comunidade.

Juliana, que percorre semanalmente por cinco núcleos, acabou escolhendo o letramento digital como tema da monografia e área de atuação profissional. "É o aprendizado da teoria e da prática, uma experiência que vai permear toda a minha carreira".

Para quem deseja conhecer o projeto: perolavozesqueecoam.blogspot.com

Nenhum comentário: