segunda-feira, 13 de outubro de 2008

Homenageado do nosso Sabe Tudo Jd. Jatobá

Abel Cardoso Junior – Nascido em Guarantã / SP, aos 28 de dezembro de 1938. Em 1956 formou-se professor primário e concluiu a licenciatura em Pedagogia em 1972.

Aos sete anos de idade passou a residir em Sorocaba, ausentando-se em alguns períodos devido a sua atividade como professor e diretor de escola estadual.

Foi, indiscutivelmente, um dos maiores pesquisadores de Música Popular Brasileira, tendo colaborado em inúmeras obras sobre o assunto, bem como composto a maior parte dos encartes dos CDs da gravadora Revivendo.


Membro da Academia Sorocabana de Letras e do Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico de Sorocaba, Colaborou na publicação das colaborou com diversos órgãos de imprensa como o jornal discografias de Carmen Miranda, Cruzeiro do Sul, Jornal dos Professores e Diário de Sorocaba. Gastão Formenti, Aurora Miranda, Na área de música popular, tem cerca de 200 artigos Orlando Silva e Francisco Alves. Publicados na imprensa sorocabana e mais de 150. Possuía uma coleção ímpar de contracapas e encartes de discos, gravações, especialmente em 78 RPM.


Colaborou ainda na Enciclopédia da Música Popular Brasileira


Foi revisor dos livros: “Sorocaba, três séculos de história”, de Aluísio de Almeida (Ed. Ottoni, 2002), “Conversas ao Pé-do-fogo”, de Cornélio Pires (Ed. Ottoni, 2002), “Folclore em Sorocaba”, de Carlos Carvalho Cavalheiro (PMS, 1999) e “Descobrindo o Folclore”, de Carlos Carvalho Cavalheiro (LINC, 2002).


Publicou os livros: Carmem Miranda, a cantora do Brasil (1978), Cornélio Pires, o primeiro produtor independente de discos do Brasil (1986), Francisco Alves, as mil canções do Rei da Voz (1998) e a parte de pesquisa do catálogo do espetáculo Raros e Inéditos (SESC Pompéia, 1995).

Faleceu em 16 de novembro de 2003.

Nenhum comentário: